.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

20/12/2010

Chakras - Centros vitais no intercâmbio mediúnico



 



















 









" Encontramos os centros vitais como sendo representações do corpo psicossomático ou perispírito. São verdadeiras subestações energéticas."

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,



À proporção que encontramos no mapa fisiológico do indivíduo, os diversos entroncamentos nervo­sos, de vasos, de veias, temos aí um foco de expansão de energia.


O nosso centro coronário, que é a porta que se abre para o cosmo, é a “esponja” que absorve o influxo de energia e o distribui para o centro cerebral, para o centro laríngeo, e, respectivamente, para outros centros que se distribuem com maior ou menor intensidade, através do corpo.

Sabemos que tais energias, antes de atingir o corpo físico, abrigam-se no corpo espiritual. Do mesmo modo como se tivéssemos uma grande cisterna de água abastecendo uma cidade, tendo em cada residência a nossa particular, verificamos no organismo a grande “cisterna” que absorve as energias de maior vulto, que é o citado centro coronário, e as pequenas “cisternas” que vão atendendo às outras regiões:

O centro cerebral atendendo às funções intelectivas do homem, acionando as funções da mente; o centro laríngeo responsável pela respiração, pela fala e todas as funções importantes do aparelho fonador; temos o centro cardíaco que está ativando as emoções, as emissões do sentimento do homem, atuando sobre o músculo cardíaco. Conhecemos o centro gástrico responsável pela digestão energética e naturalmente achamos aí, no campo da mediunidade, uma contribuição muito grande, por­que os médiuns invigilantes ou que estão nas lides sem o devido policiamento, sem as devidas defesas, quando entram em contato com atormentados, sentem as tradicionais náuseas, absorvendo energias que os alimentam de maneira negativa e provocam mal-estares de repercussão no soma, no corpo físico; a dor de cabeça, tão comum aos médiuns, são energias atingindo o centro cerebral.


Lembramos, ainda, o centro esplênico, responsável pela filtragem de energia, atuando sobre o baço, do mesmo modo que este é responsável pelo armazenamento do sangue, pela filtragem; e, achamos o centro básico ou genésico, por onde absorvemos a energia provinda dos minerais, do solo, o chamado pelos jogues de “kundalini” ou “fogo serpentino”.

Esses centros espalhados são tidos como os mais importantes, mas, ao longo do corpo, temos vários outros centros por onde as energias penetram ou por onde elas são emitidas.


 



























Dessa forma, os centros de força são distribuidores de energia ao longo do corpo psicossomático que têm a função de atender ao corpo somático. Identificamos a correspondência das veias, das artérias e dos vasos no corpo físico com as “linhas de força” do corpo perispiritual. Eis porque, quando recebemos o passe, imediata­mente, sentimos bem-estar, nos sentimos envolvidos numa onda de leveza que normalmente provoca-nos emoção.

Porque as energias penetram o centro coronário e são distribuídas por essas “linhas de força”, à semelhança de qualquer medicamento, elas vão atingir as áreas carentes. Se estivermos com uma problemática cardíaca, por exemplo, não haverá necessidade de aplicarmos as energias sobre o músculo cardíaco, porque em penetrando nossa intimidade energética, aquele centro lesado vai absorver a quantidade, a parcela de recursos fluídicos de que mecessita.

Do mesmo modo, se temos uma dor na ponta do pé e tomamos um analgésico, que vai para o estômago, a dor na ponta do pé logo passa.

Então, o nosso cosmo energético está, como diz a Doutrina Espírita, ligado célula por célula ao nosso corpo somático. Por isso, os centros de força do perispÍrito têm seus correspondentes materiais nos plexos do corpo carnal, ou, diríamos de melhor maneira, os plexos do corpo carnal são representantes materiais, são a expressão materializada dos fulcros energéticos ou dos centros de força, ou, ainda, dos centros vitais do nosso perispírito.

Texto do Livro Diretrizes de Segurança (Divaldo Franco e Raul Teixeira)







Resumindo de forma bem simplória, diríamos que os chakras magnos se combinam com os médios para se chegar a uma tabela sobre cada tipo de mediunidade.
É preciso entender que ser médium não quer dizer ser evoluído.


A mediunidade é passiva em todas as suas manifestações com raríssimas excessões, como a mediunidade de inspiração, porém, nestes casos aumenta o animismo, ou seja, a interferência intelectual do mediador.


Clarividência: (ver) - envolve o chakra coronário e um conjunto de 5 chakras medianos que os circundam, mais o chakra frontal.

Clariaudiência: (ouvir) - envolve o chakra cardíaco e o laríngeo, mais o médio do ouvido.

Psicofonia: O uso dos chakras cardíaco, umeral (costas), laríngeo e chakra médiano das cordas vocais.

Escrita direta (Médiuns pneumatográficos): Envolve o chakra cardíaco, laríngeo, médios do ombro, do cotovelo e da palma da mão, mais o chakra umeral, que fica nas costas (é o canal de entrada).


,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,


Passes mediúnicos

Chakras medianos: Palma da mão, cotovelo, ombro, cardíaco, frontal. (Não confundir com passes mesmerianos). Porém todos chakras participam, em grau menor, em qualquer manifestação mediúnica.

Um dos chakras de fundamental importância, é o chakra do plexo solar, pela sua complexidade.

Vórtice Solar: Situado no plexo solar, ligeiramente acima do umbigo, este vórtice é composto por três bocas, como se fosse uma dentro do outra, estão superpostos, o primeiro tem a boca na quarta camada (Solar externo), o segundo tem a boca na terceira camada (Solar Médio) e o terceiro na segunda camada (Solar interno).

Em situação de repouso eles parecem um só visto de cima, mas em situações particulares, eles se separam abrindo um para cada lado, visto de cima pode estar alinhados, ou formando uma figura triangular, podem se movimentar de acordo com a situação energética, os talos tem uma complexidade no interior do organismo, em suas várias ramificações, mas terminam todos entre a 8ª e 9ª vértebras dorsais da coluna vertebral.


São órgãos de importância transcendental para o equilíbrio energético do ser humano, para a manutenção da saúde e da harmonia biológica, psicológica e espiritual.

Estes órgãos de percepção e transmutação de energias extra-físicas são de vital importância para todo aquele que se propõe atingir estados superiores de consciência ou de sua evolução anímica.


No sistema nervoso é onde se efetua a comunicação do espírito com o corpo físico, o meio de manifestação é o próprio fluido do qual está impregnado toda a atmosfera, classificada como sendo o éter.

No ser encarnado podemos classificar três organizações: O encéfalo, os plexos e a coluna vertebral, muito embora constituam um único sistema nervoso. 

Os plexos constituem um sistema singular, dispersos em várias ramificações e por onde circulam os fluidos eletromagnéticos vindos do corpo espiritual e do próprio duplo etérico. 

É onde se concentram o maior número de nervos, embora estes últimos se encontrem no corpo físico e os chakras, na contraparte mais etérica do ser humano.


Esta coincidência entre a localização dos chakras no corpo etérico e os plexos nervosos no corpo físico, é que facilita a transformação das energias que circulam por estes sistemas e que contribuem para o equilíbrio psico-fisiológico do ser. 

Funcionam, portanto, os chakras e os plexos, como transdutores de energias cósmicas, telúricas, ou qualquer forma que as energias do universo se manifestem.


Tais chakras assemelham-se a cúmulos energéticos, com velocidade e cor apropriadas a cada um, de acordo com a vibração que se manifestem. 

A função dos chakras é de realizar e manter as transferências das energias vindas dos diversos Reinos da Natureza, desde as energias cósmicas até as ambientais, contribuindo para a integração do espírito com os seus veículos de manifestação: o perispírito e o corpo físico

Embora a quantidade dos chakras seja muito grande, fala-se apenas em sete, que são considerados os mais importantes na estrutura astralina. Os grandes chakras estão vinculados a importantes zonas ou órgãos do corpo físico.


Não existem dois chakras absolutamente iguais, pois que a sua estrutura e coloração resultam do próprio equilíbrio comportamental do indivíduo. No caso do espírito encarnado, podem ocorrer muitas mudanças numa única encarnação, dependendo do seu estado de saúde íntima, modificando assim a coloração dos vórtices de energia.


Desta forma para os espíritos já esclarecidos, torna-se fácil distinguir no homem o seu estado íntimo, saudável ou enfermiço, de acordo com as irradiações observadas em seus chakras, sendo impossivel a alguém que mantenha uma conduta menos digna, enganar ou fazer-se passar por santo, uma vez que apenas na aparência, poderá, com alguma habilidade, lograr tal coisa.


Os tons e matizes que se observam em cada chakra estão sujeitos a modificações ou alterações quanto ao aspecto dos vórtices de energia, sendo que para tal, influem poderosamente os pensamentos e as emoções, o cuidado que se deve ter com as próprias criações mentais e estados emocionais, pois que quando um chakra não vibra de forma harmoniosa, o órgão ou a glândula a ele ligado, sofre interferência de forma direta, causando uma disfunção.

Cabe aqui a constante advertência de iluminados companheiros espirituais quanto ao imperativo de uma reforma dos padrões de conduta, tendo em vista a íntima relação existente entre a vida moral e o equilíbrio do espírito.

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,


Novamente, os sete chakras principais:

Coronário: é o mais importante vórtice energético, recebe diretamente a influência do espírito sobre os outros chakras.

Frontal: funciona como porta aberta às realidades objetiva e subjetiva do universo, as glândulas endócrinas são diretamente influenciadas por esse chakra.

Laríngeo: corresponde a tireóide, importante centro psicofônico, das manifestações da alma no mundo fenomênico.

Cardíaco: auxilia na distribuição e oxigenação do sangue.
Gástrico - plexo solar: responsável pelo metabolismo do processo digestivo, responde pelas emoções.

Esplênico: mantém o equilíbrio orgânico, relacionado à produção do plasma sanguíneo, absorve a vitalidade solar.

Genésico: Básico ou fundamental: importante centro energético, da metabolização do magnetismo primário, da manutenção da forma física e da elevação da alma.



Beraldo e Cristina - Via comunidade no Orkut "Estudos Umbanda e Espiritismo".

Nenhum comentário: